CONTINUAR COMPRANDO
Carrinho Vazio
menu
COMPRE CONOSCO PELO WHATSAPP (11) 97074-1775
Aura60+
05/04/2022

O Golpista do Tinder e nós

 

No filme baseado em fatos reais, o israelense Simon Hayut conquista mulheres na internet e rouba delas milhões de dólares. Será que também estamos na mira de homens assim nos sites de relacionamento?

Por Roseane Santos
 
 
A artista plástica Mariângela Ayres, 67 anos, viveu uma história de que não gostou nem um pouco. Há dez anos, antes da febre dos aplicativos de relacionamento, ela recebeu um convite de amizade vindo do Facebook. 
 
Era um homem bonito, bem vestido, aparentando uns 45 anos. Depois de longas conversas, veio a ideia de um encontro. A primeira impressão foi ótima: ele era ainda mais atraente pessoalmente e o casal "ficou" algumas vezes.
 
Na época, Mariângela fazia trabalhos como produtora de moda para revistas e precisou de um personagem masculino. Não hesitou em convidá-lo. De cara ele disse não, se mostrou contrariado – afinal, era um investidor –, mas em seguida aceitou. 
 

 Sérum Facial Renovador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Selecionei as fotos para a revista e dei algumas de presente para ele. Para meu espanto, ele postou as fotos nas redes sociais dizendo que tinham sido clicadas na Itália e que ele era um modelo italiano. Liguei reclamando e perguntei o motivo de mentir. Ele nunca mais respondeu”, lembra Mariângela. 
 
Mas a falsidade deu frutos. O enganador usou essa “fantasia” para conquistar outras mulheres e atualmente é casado com uma mulher rica e aparentando ser mais velha que ele. 
 
Mesmo sem ter sido extorquida financeiramente,  Mariângela logo associou o perfil desse “mentiroso virtual” ao de Simon Leviev, o Golpista do Tinder, israelense que ficou conhecido depois que a Netflix lançou um documentário sobre seus golpes. Ele faturou mais de 10 milhões de dólares de namoradas que conheceu no aplicativo. 
 
Simon criou uma personalidade fake, em que se passava por milionário, para depois pedir dinheiro para suas vítimas. Alegava que estava sendo perseguido por criminosos internacionais e que qualquer despesa financeira revelaria aos bandidos seu paradeiro – mas nunca mais devolvia o empréstimo.  
 
Mariângela diz que escuta histórias semelhantes de muitas mulheres de sua faixa de idade. “Esse tipo de homem é muito inteligente. Machista, escolhe mulheres mais velhas apostando que estão mais carentes e, então, desempenha o papel de candidato perfeito. Considera também que as maduras provavelmente estão mais estabilizadas financeiramente. Quando não pede dinheiro, quer vantagem em outras coisas. Me senti usada”, confessa. 
 
Depois do enorme barulho feito pelo documentário, Simon foi banido do Tinder. Mas e os outros Simons que continuam agindo por aí? Será que tudo isso significa que os aplicativos de namoro são um risco para nós e é melhor manter distância?
 
Sim e não. Riscos existem e corremos a todo momento. Mas é possível usar esse tipo de serviço em segurança, e o próprio Tinder nos forneceu o guia para namorar online a salvo de golpistas. Confira os tópicos abaixo:  
 
 
Conhecendo alguém pessoalmente
 
Sem pressa. Dê tempo ao tempo e conheça a pessoa antes de aceitar se encontrar ou conversar fora do aplicativo. Um telefonema ou videochamada podem ser ótimas ferramentas de filtragem.
 
Locais públicos e perto de outras pessoas. Nas primeiras vezes, encontrem-se em um local público e movimentado. Se a outra pessoa lhe pressionar para ir a um local privado, termine o encontro.
 
Avise para amigos, incluindo aonde vai e quando será o encontro. Deixe seu celular carregado e mantenha-o sempre com você.
 
Use seu transporte. Queremos que você tenha o controle de como chegar e sair de seu encontro, para poder ir embora quando quiser. Se você não estiver dirigindo, é recomendável ter um plano B, como um aplicativo de carona ou um amigo para buscar você.
 
Conheça seus limites. Esteja ciente dos efeitos de drogas ou álcool em você especificamente. Essas substâncias podem prejudicar seu bom senso e sua atenção. Se a outra pessoa tentar pressionar você a usar drogas ou beber mais do que se sente confortável, resista e termine o encontro.
 
Cuidado com bebidas e objetos pessoais. Saiba de onde vem sua bebida e saiba sempre onde ela está. Aceite apenas bebidas servidas diretamente pelo garçom ou atendente. Muitas substâncias que são colocadas em bebidas para facilitar o assédio sexual são inodoras, incolores e sem sabor. Além disso, mantenha sempre com você seu celular, bolsa, carteira e qualquer objeto que contenha informações pessoais.
 
Se você se sentir desconfortável, vá embora. Não tem problema terminar o encontro antes do esperado se você estiver se sentindo desconfortável. Na realidade, é melhor fazer isso. E se sua intuição lhe disser que há algo errado, ou se você não se sentir em segurança, peça ajuda ao atendente ou garçom.

 

 

Segurança Online

Nunca envie dinheiro ou informações financeiras, mesmo que a pessoa alegue estar em uma situação de emergência. A transferência bancária é como enviar dinheiro vivo: é praticamente impossível reverter a transação ou rastrear o dinheiro.
 
Proteja suas informações. Nunca compartilhe informações pessoais, como números dos documentos, endereço, nada sobre sua rotina diária (por exemplo, em que dias você vai à academia) com desconhecidos. Se você tiver filhos, limite as informações que você compartilha sobre eles no seu perfil e nas primeiras comunicações. Evite dar detalhes
 
Fique na plataforma. Mantenha as conversas na plataforma do aplicativo enquanto está conhecendo alguém. Usuários mal-intencionados muitas vezes tentam migrar as conversas imediatamente para mensagens de texto, aplicativos de mensagens, e-mail ou telefone.
 
Cuidado com relacionamentos à distância e internacionais. Fique atenta a golpistas que afirmam ser do seu país, mas que estão presos em outro lugar, especialmente se eles pedirem ajuda financeira para voltar para casa. Desconfie de qualquer pessoa que recuse se encontrar pessoalmente ou falar por telefone ou vídeo chamada.
 
Denuncie todos os comportamentos suspeitos e ofensivos. Você sabe quando alguém passou dos limites, e quando isso acontece, avise ao aplicativo.  
 
Proteja sua conta. Escolha uma senha forte e sempre tome cuidado ao fazer login na sua conta em um computador público ou compartilhado. 

Conclusão: é como muitas escolhas na vida, não?  Mente e coração sãos, atenção, discernimento, bom senso, intuição, sensibilidade sempre serão nossos melhores aliados. 

 

Roseane SantosRoseane Santos é repórter especializada no mundo feminino, colaboradora da plataforma Universa do UOL, com passagem pelas revistas Boa Forma, Claudia, Ana Maria, Contigo, Quem Acontece e veículos como Folha de S.Paulo e Portal Terra..

 

 

 

 

 

Para sua maior segurança, atualizamos a Política de Privacidade da loja. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo com elas.