PRODUTO ADICIONADO NA SACOLA DE COMPRAS
Carrinho Vazio
Aura60+
RASTREAR ENCOMENDA
29/03/2022

O jeito certo de limpar a pele 60+

 

Anote aí: gentileza e hidratação são as duas palavras de ordem na hora de higienizar seu rosto.

Por Karina Hollo

 

Se a gente todinha gosta de carinho, a nossa pele é a primeira da fila. Afinal, é ela que recebe os toques, as massagens, entra em contato com a textura rica de cosméticos… 

Eis que quando passamos dos 60, essa história é ainda mais verdadeira. Além de sabermos que ela merece cuidados especiais, nossa pele exige ser tratada com muita delicadeza – tipo rainha, sabe?

E isso, desde o primeiro passo da rotina de cuidados – a limpeza. Esqueça o esfrega-esfrega, os sabonetes agressivos e matificantes, o roçar exagerado de algodão na cútis, como você talvez fizesse antigamente. 

A maioria das brasileiras tem pele mista ou oleosa e o calor tropical faz o rosto brilhar com excesso de oleosidade. Daí a nossa quedinha por uma limpeza caprichada. Mas, quando a partir da menopausa, o ritual precisa ser diferente . 

 

 Sérum Facial Renovador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A chegada dessa fase marca grandes transformações no organismo e na pele, tudo por causa das alterações hormonais. "O estrogênio está ligado à renovação celular. Durante a menopausa, sua produção cai, diminuindo a síntese de colágeno e elastina, o que resulta no afinamento da pele e nos sinais de envelhecimento, tendendo ao ressecamento”, avalia Laís Leonor, dermatologista da clínica dr. André Braz, do Rio de Janeiro.

A partir da menopausa, a pele fica progressivamente mais fina, frágil e ressecada, não apenas pela reabsorção do colágeno e elastina (que passa a ocorrer em velocidade acelerada), como também pela perda de água, nutrientes e agressões da radiação UV, da poluição, do tabaco e de outros agentes externos. 

"Após os 60 anos, a frequência de outras doenças crônicas como diabetes e insuficiência venosa aumentam e refletem na saúde e beleza da pele. Além das rugas, da flacidez, das manchas de sol e das linhas de expressão, podem surgir manchas roxas, coceira e até feridas na pele", avisa a dermatologista Larissa Oliveira, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

 

Hidratação de ponta a ponta do ritual de beleza

Por todos esses fatores, a hidratação é a medida mais importante nessa faixa etária! "Para manter a pele limpa, porém sem ressecar, é importante evitar banhos quentes, demorados e o uso de sabonetes agressivos, esfoliantes ou buchas em excesso", aconselha Larissa. 

A médica diz que o ideal é optar por óleos ou cremes de limpeza suaves e hidratar a pele imediatamente após o banho. "Para o rosto, as orientações são parecidas: limpeza é fundamental para retirada de resíduos e impurezas e para preparar a pele para o skincare. Água micelar suave, sem ácidos, pode ser usada para remover maquiagem, tônicos com ação hidratante complementam a limpeza e podem ser usados diariamente."

Outra opção é fazer uma lavagem dupla, a chamada double cleansing, com óleo de limpeza facial seguido de espuma de limpeza facial. Note que ambas as texturas proporcionam um deslizar suave – um grande benefício no caso da pele madura. O atrito, minha cara, pode causar mais linhas e rugas. 

Por isso, nada de esfrega-esfrega. Delicadeza pouca é bobagem aos 60+! Nessa hora, uma bela massagem na face, no pescoço e no colo, com movimentos circulares e no sentido do lifting (sustentação do rosto, de baixo para cima), com produtos hidratantes, pode ajudar a manter uma microcirculação cutânea regular e dar um up no rosto.

"Se precisar economizar tempo, opte por produtos que limpem a pele e que removam a maquiagem e impurezas de uma só vez, seguidos de um tônico para equilibrar o ph da pele agredida", fala Laís. 

Então, é o momento de partir para a hidratação propriamente dita, com direito a ação antioxidante, seguida, lógico, de proteção solar. Mas isso é assunto para uma outra matéria. ;)

 

Karina HolloKarina Hollo é editora de beleza há mais de 15 anos, com matérias publicadas nos principais veículos brasileiros, como L'Officiel, Marie Claire, Bazaar, Vogue, Estadão Online, Claudia Online, E!, Beleza na Web, Cosmopolitan, Boa Forma, Claudia, Elle, além de ser uma das autoras do livro A História dos Cachos e Cacheados no Brasil, para a Salon Line.