CONTINUAR COMPRANDO
Carrinho Vazio
menu
COMPRE CONOSCO PELO WHATSAPP (11) 97074-1775
Aura60+
04/03/2022

Que mulher você é? Lourdes Alves, 66 anos

 

“Eu sou uma mulher negra orgulhosa da minha ancestralidade africana e ativista da cultura de paz e não violência”

Por Chantal Brissac 

 

"Estudei psicologia e a minha vida profissional se desenrolou na educação, eu amo a sala de aula, ensinar e aprender é o meu fazer cotidiano – sou Professora e Conselheira na Associação Palas Athena há mais de duas décadas. 

Eu penso que essa é uma herança das minhas ancestrais africanas: a cultura de paz. Eu sempre me pego pensando em como “UBUNTAR” (palavra de origem africana que significa – Sou quem sou, porque somos), em como “COOPERAR” e “CUIDAR” das pessoas e do meu entorno. É assim que nós, negros afrodescendentes, sobrevivemos no período da escravidão. Cuidando uns dos outros. 

Nesse momento do pós-abolição, quando a gente ainda vive uma desigualdade social e racial muito grande, é pelo caminho de cultura de paz que vamos conseguir cuidar uns dos outros. A questão da desigualdade e do racismo não é uma questão que só os negros têm que pensar e resolver, precisamos pensar nisso coletivamente.

Nesta Semana da Mulher, eu quero desejar a todas as mulheres do planeta que continuemos com esperança de paz e de amor. Acredito no que o Gandhi dizia: ‘Seja a mudança que você quer ver no mundo’. Quero todo dia ser essa mudança, quero ver um mundo antirracista e mais acolhedor. Todo o meu trabalho se inspira nesse conceito, esta é a minha herança.

Eu não gerei nenhum filho, mas tenho dado e recebido tanto amor, que é como se essa força amorosa carregasse e nutrisse em mim o potencial da maternidade. Como uma mulher madura, com 66 anos, eu tenho estado bem próxima do Davi, o meu sobrinho neto de sete anos, uma criança extremamente amorosa, e essa relação afetiva tem sido uma fonte poderosa de energia para minha vida, afinal uma tia avó precisa brincar bastante (risos).

E um dos privilégios dessa minha vida é ter encontrado um companheiro para compartilhar as coisas boas e as coisas não tão boas de viver... Ano que vem eu e o Toninho completamos 40 anos juntos, apoiando um ao outro. Sempre gostei dessa experiência: ter alguém que você goste de segurar as mãos.”

 Sérum Facial Renovador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chantal BrissacChantal Brissac é jornalista e publicitária, com passagens pelos jornais Folha de S. Paulo e Estadão e revistas Veja São Paulo, IstoÉ, Nova e 29Horas. Autora de livros sobre comportamento, saúde e bem-estar, é fundadora da plataforma Pro Coletivo (www.procoletivo.com.br), focada na mobilidade urbana ativa e sustentável.

 

 

 

 

 

Para sua maior segurança, atualizamos a Política de Privacidade da loja. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo com elas.