[Beautypedia] Linhas de expressão, o que são?
Sorrir, ficar brava, se surpreender e até tomar água de coco com canudinho desenha linhas em seu rosto. E agora, você terá que viver sem emoções? Lógico que não!
Por Karina Hollo
Até os 20, 25 anos, essas marcas finas se formam e desaparecem, porque o colágeno está lá nas alturas. Mas a partir daí, com a proteína da firmeza em queda, elas vão permanecendo no rosto, primeiro de forma superficial e, depois, mais profundamente. Ninguém está dizendo que você precisa viver com cara de efígie e sem demonstrar suas emoções (porque não há movimento facial que não resulte em marca). Para um rosto mais liso, existem outras providências – e hidratar é a mais importante deles.
As linhas de expressão têm esse nome justamente porque são formadas a partir dos movimentos repetitivos na face. "Com o passar do tempo, nossa pele vai perdendo colágeno, se tornando mais fina e mais propensa à formação de linhas de expressão", explica Ariana Mendonça, médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Anatomia aplicada aos injetáveis na Face.
Elas não aparecem de um dia para o outro e não dá para a gente dizer quanto tempo aquela expressão precisa ser repetida até virar uma ruga, porque estilo de vida conta muito – fumar, beber, se alimentar mal, dormir pouco faz elas surgirem mais depressa. Pesquisas indicam: 80% do envelhecimento está relacionado ao estilo de vida e o resto tem a ver com a genética. E, nesse caso, é necessário ter hábitos saudáveis: dormir de sete a oito horas por noite, seguir dieta magra rica em proteínas, beber muita água para se manter hidratada de dentro para fora.
Linhas de expressão na pele madura
Como essas afetam a pele 60+? "Nessa fase, a pele é mais fina e, normalmente, mais seca, o que torna as linhas de expressão mais profundas e de tratamento um pouco mais dificil", avisa a médica. Aliás, nessa fase as linhas costumam ser mais profundas, formando vincos na pele, tanto quando o rosto está em movimento, quanto estático.
Mas alguns cuidados especiais, principalmente em relação à firmeza e ao tratamento de linhas finas e marcas de expressão, vão amenizar o problema. Assim que surgem as primeiras marcas, para ter uma pele bem cuidada, é preciso lembrar do trio "limpeza, hidratação e fotoproteção". Para hidratar, procure por ácido hialurônico associado a antioxidantes como resveratrol, vitamina C, vitamina E e ácido ferúlico.
A hidratação pode ser feita com séruns que formem uma segunda barreira de proteção sobre a pele. Além disso, é importante a fotoproteção diária (no mínimo FPS 30) para fototipos 3 e 4 (peles mais escuras), FPS 50 nos fototipos 1 e 2 (peles mais claras).
A polêmica da ginástica facial
Mania nos anos 1980, a ginástica facial gera discussão quando o assunto são linhas de expressão. Alguns dizem que ela pode piorar as linhas, justamente por fazer uso de movimentos repetitivos na face. Outros indicam 10 minutos diários de malhação facial para melhorar, de maneira natural, a aparência das linhas dinâmicas, por aliviar a tensão muscular e estimular a circulação. Na dúvida, vá de massagem nos músculos do rosto, pescoço e também na pele. O objetivo seria tonificar os músculos que estão flácidos e relaxar os que estão tensos (gerando dores e rugas). Movimentos isométricos, alongamento e massagem são ideais para não criar mais linhas de expressão.
*Beautypedia é a nossa enciclopédia de beleza. Aqui nós vamos trocar em miúdos e tentar simplificar conceitos de beleza e cosmetologia.
Karina Hollo é editora de beleza há mais de 15 anos, com matérias publicadas nos principais veículos brasileiros, como L'Officiel, Marie Claire, Bazaar, Vogue, Estadão Online, Claudia Online, E!, Beleza na Web, Cosmopolitan, Boa Forma, Claudia, Elle, além de ser uma das autoras do livro A História dos Cachos e Cacheados no Brasil, para a Salon Line.